segunda-feira, 18 de outubro de 2010

COMO CHEGAR.


Exibir mapa ampliado

A PENÍNSULA DE MARAÚ está localizada na Costa do Dendê, no Estado da Bahia, 200 km ao sul de Salvador, a 150 km ao norte de Ilhéus.
Maraú  
Posição geográfica
13º 57' 10" de Latitude Sul, 39º 08' 40" de Longitude Oeste.
O clima é tropical e úmido com média anual de 28º centígrados.

CHEGAR POR VIA AÉREA

O aeroporto mais perto de Maraú fica em Ilhéus (IOS). O aeroporto internacional mais próximo é o de Salvador (SSA). O aeroporto de Ilhéus atualmente é servido por voos diários da TAM e da GOL originários de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.

Voos diretos para Barra Grande
Uma pista de pouso localizada perto da vila de Barra Grande permite receber aviões de pequeno porte. Um voo regular liga Salvador, Morro de São Paulo e Barra Grande três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas. O tempo de voo entre Salvador e Barra Grande é de aproximadamente 25 minutos. 

CHEGAR DE BARCO VIA CAMAMU

Camamu fica a 2 horas de estrada a partir de Salvador pelo ferry-boat e a BA-001. No porto de Camamu existem duas opções de transporte para Barra Grande e Taipus: barcos comuns e lanchas rápidas. Barcos comuns são mais baratos mas levam uma hora e meia para chegar a Barra Grande. O horário de funcionamento é das seis da manhã até as cinco da tarde. O local de embarque em Camamu fica na Ponte Grande, proximo ao Mercado de Artesanto.

Lanchas rápidas
Agências de turismo de Camamu e Barra Grande oferecem serviços de lancha rápida e traslados com os aeroportos. A travessia de lancha dura aproximadamente 20 minutos. O local de embarque das lanchas em Camamu fica na Ponte Menor, próximo ao ponto de ônibus.

CHEGAR POR VIA TERRESTRE

Para quem vem de Salvador, a melhor opção é pegar o ferry-boat para Bom Despacho, na ilha de Itaparica, e seguir pela BA-001 até Camamu. Daí duas escolhas são possíveis: contornar a Baía de Camamu continuando pela BA-001 e a BR-030 (estrada de terra) ou deixar o carro num estacionamento vigiado em Camamu e pegar um barco para Barra Grande (mais rápido).
Para quem vem de Ilhéus, o melhor caminho é pelo novo trecho da BA-001 que acabou de ser construído entre Itacaré e Camamu. O cruzamento com a BR-030 (estrada de terra) fica a 15 km depois de Itacaré.

Transporte de ônibus
Várias empresas de ônibus operam entre Bom Despacho e Camamu de hora em hora. O tempo de viagem é de aproximadamente 5 horas. A empresa Cidade Sol é a mais indicada por ser mais rápida e fazer o trajeto direto. Há também linhas de ônibus para Camamu saindo de Ilhéus, Itabuna e das principais cidades da região.

Chegar de carro pela BR-030
A BR-030 é uma estrada de terra de mais de 50 km que leva até a vila de Campinho, ao norte da Península de Maraú. Para ir a Taipus de Fora e Barra Grande é preciso deixar a BR-030 e virar a direita 1 km depois do farol, 6 km antes de Campinho.
A estrada de terra pode se tornar impraticável para carros comuns se houver longos períodos de chuvas, portanto é recomendável se informar sobre o estado da BR-030 antes de se aventurar por ela.

Distâncias de carro até a cidade de Maraú
Salvador via BR-101: 345km, via ferry-boat e Itaparica: 190km.
Itacaré: 31km, Ilhéus: 129km, Ubaitaba: 63km, Camamu: 102km, Barra Grande: 40km.

TRANSPORTE DENTRO DA PENÍNSULA

Carros especialmente adaptados para as condições locais, as famosas "jardineiras", realizam transportes regulares entre Barra Grande e Taipus de Fora. Agências de turismo locais oferecem passeios em veículos 4x4 para qualquer canto da península.

Nenhum comentário:

Postar um comentário